Como estudar a poucos dias ENEM 2011

No próximo domingo, mais de 5 milhões de estudantes estarão sentados frente à segunda avaliação do ENEM 2011. Nesta semana final antes da prova, nós selecionamos algumas boas dicas para que nossos leitores tirem o máximo de proveito no exame.

Além de dicas gerais para as quatro provas: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática, selecionamos também algumas dicas para a Redação, além de conselhos gerais para encarar um total de 10 horas de prova, uma verdadeira maratona intelectual.
post do papo de estudante vale a pena conferir esse site

1. Dicas gerais para um bom aproveitamento

Como dica geral, podemos falar sobre o que fazer na semana da prova, nas horas anteriores à prova e durante a prova.

1. Na semana da prova: não decore conteúdo, pelo menos não para a prova do ENEM. É válido dar uma olhada geral na matéria, mas sem se preocupar em demasia com conceitos. O importante é manter-se atualizado e tranquilo para ter calma e bom senso na hora da prova, mostrando ser hábil para entender o contexto das questões, majoritariamente de raciocínio e não de conteúdo. 

2. Pouco antes da prova: não acorde cedo para estudar, aliás, aproveite o tempo entre o momento em que acordar ao momento que for sair de casa, para fazer suas atividades normais, como conversar com amigos, ler uma ou outra notícia na internet, tomar um bom café da manhã (sem itens gordurosos) ou fazer um almoço leve, tomar banho e até mesmo dar uma lida em um resumo qualquer, mas como uma atividade rotineira, sem qualquer pressão para ver alguma coisa para a prova; não se esqueça que a prova do ENEM exige que você possua habilidades e competências para um aluno do ensino médio e não que saiba pormenores dos conteúdos, ou seja, não há motivos para se preocupar.

3. Durante a prova: se você possui algum problema como uma dor de cabeça crônica e toma remédios para isso (com prescrição médica), não deixe de levá-lo, assim como uma garrafa d’água e umas duas barrinhas de cereal ou alguma guloseima que faça seu nível de glicose normalizar (lembre-se que são nada menos que 4,5 horas de prova no 1º dia e 5,5h de prova no segundo dia); se preferir (e é preferível), leve uma fruta e esqueça qualquer coisa gordurosa, como salgadinhos etc.

Não se esqueça também que esse “lanche” é algo que não pode ocupar mais que 10 minutos no total da sua prova, portanto, não abuse achando que é um piquenique. Aproveite o tempo em que estiver comendo para respirar fundo e relaxar: ótimo para renovar as energias para a próxima parte da prova.

 

2. Dicas para a prova de Ciências Humanas

A prova de História, por não cobrar nada específico e ter quase nenhuma questão que mede a capacidade de reter conceitos, levando em conta apenas a cultura geral do aluno a partir da leitura de livros, jornais e revistas, talvez seja a prova mais tranquila do ENEM ao lado da prova de Língua Portuguesa. O aluno que leu ao menos um livro (ou apostila) pode ficar tranquilo, pois não são cobrados conceitos na maioria esmagadora das questões.

A prova de Geografia também é uma prova de fácil resolução para o candidato que tem uma boa habilidade de raciocínio sobre determinado tema colocado, porém, acaba cobrando alguns conceitos em cerca de 10% das questões. É bom ficar de olho em temas recorrentes como: população (brasileira e mundial), noções de cartografia e escala, urbanização e o papel da mulher na sociedade atual e sua relação com a queda da taxa de natalidade, multipolaridade global, meio ambiente e acesso à terra no Brasil.

3. Dicas para a prova de Ciências da Natureza

Para a prova de Ciências da Natureza, nossa dica é que os alunos foquem na questão do método científico. Provavelmente não cairá qualquer questão específica sobre o assunto, mas entender o básico do método científico, leva o aluno a criar uma linha de raciocínio extremamente importante para a compreensão do que é a ciência.

Na parte de Biologia, como sempre muita interpretação, mas é importante não deixar de ler sobre assuntos de relevância como: viroses (gripe, dengue, febre amarela, AIDS), bacterioses, protozooses e verminoses e a relação dessas doenças com as condições socioeconômicas das regiões brasileiras além da condição da saúde pública no Brasil; na parte de ecologia: ciclos biogeoquímicos, relações ecológicas, problemas ambientais (chuva ácida e efeito estufa) e os biomas brasileiros; evolução com ênfase no mecanismo darwiniano da seleção natural e uma noção geral sobre genética.

A prova de Química pode vir com alguns conteúdos relacionados a cálculo químico que, na verdade, não deve passar de um simples raciocínio envolvendo regra de três. Além disso, temas recorrentes são os relacionados a fontes renováveis de combustíveis, poluição, moléculas orgânicas e remédios e indústria (reações e elementos relacionados a utensílios de uso diário).

Com relação à prova de Física, o aluno deve ficar atento, principalmente, à questão da energia e sua relação com o meio ambiente: usinas geotérmicas, eólicas, hidroelétricas, termoelétricas e nucleares. Muito importante também é ter noções básicas de eletricidade, principalmente no que se refere à Eletrostática: voltagem, potência, energia, resistência e corrente elétrica. Lembre-se que, por ser uma prova muito contextualizada, é comum que se fale sobre aparelhos elétricos, consumo mensal de água/luz etc.

4. Dicas para a prova de Linguagens

As provas de Língua Inglesa e Língua Espanhola são baseadas em pura interpretação de texto e, além de corresponderem a uma parte muito pequena da prova, são permeadas tanto por questões quanto por textos relativamente pequenos. Nada que uma leitura atenta do enunciado e do texto relativo à questão não resolva qualquer problema.

Na prova de Língua Portuguesa, a gramática foi abandonada (o que já era uma tendência dos vestibulares tradicionais), restando apenas algumas questões que pedem uma noção geral de concordância e formalidade, o que é facilmente levado a cabo pelo aluno que possui o hábito de ler. No geral, uma prova muito tranquila de simples interpretação.

Sobre Literatura, o óbvio: vai bem quem lê bem, ou seja, o aluno que não só está habituado com a leitura de diferentes gêneros (contos, crônicas, poemas e romances), como com a reflexão acerca das intenções do autor e do momento histórico no qual a obra está inserida. Trocando em miúdos: leitura e análise da mesma.

5. Dicas para a prova de Matemática
A prova de Matemática, talvez para não ficar como a clássica prova cansativa, é contextualizada. Excessivamente contextualizada. Tanto, que chega a ser… cansativa. O aluno tem que ler muito, interpretar, buscar os dados relevantes no enunciado e aí sim partir para a conta propriamente dita. Não há praticamente nenhuma fórmula a ser decorada. O importante é que você leia com muita atenção o enunciado, destaque com sua caneta os dados apresentados (para usá-los nos cálculos) e tente ter o máximo de objetividade, afinal e infelizmente, não é possível usar lápis, logo, não dá pra apagar nada, o que pode gerar alguma confusão visual.

Contudo, dizer que uma noção básica sobre determinadas fórmulas seria irrelevante, é um exagero. Procure dar uma olhada nas fórmulas relacionadas às áreas e volumes de figuras geométricas, progressões geométrica e aritmética e procure rever a relação das equações com os gráficos dos variados tipos de função.

6. Dicas para a Redação

Dica: antes de começar a prova, leia sobre o tema da redação para se inteirar do assunto e ir processando alguma boa ideia.

Se você leu jornais e revistas, se inteirou sobre os últimos acontecimentos de relevância no cenário político, social e econômico e, principalmente, refletiu sobre o que leu, sua capacidade crítica deve estar plausivelmente aguçada para uma redação simples como a do ENEM. Não há nada a temer.

Lembre que uma dissertação argumentativa nada mais é do que um texto no qual se pede a opinião do aluno sobre determinado tema, ou seja, faça sua redação como se estivesse conversando formalmente numa mesa com seus amigos e tivesse que dar sua opinião sobre determinado assunto.

Fique atento a temas como: aborto, união homossexual, AIDS, uso de células-tronco embrionárias, divisão do trabalho no Brasil e no mundo, direitos da mulher, catástrofes naturais e queda de ditaduras no Mundo Árabe.

Leia a coletânea com calma, leia o tema com calma, entenda o que está sendo pedido e não copie nenhuma frase nem do tema, nem da coletânea para seu texto.

Para evitar o temido branco e conseguir encarar a redação com calma e organização recomendamos que leia o seguinte post:

– Como tirar 1000 na redação do ENEM

Conclusão

Independentemente da prova do ENEM, mantenha seu ritmo de estudos. Em primeiro lugar, porque você provavelmente vai encarar outras provas de outras instituições e é necessário constância para que se tenha calma e conhecimento suficientes para um bom rendimento. Em segundo lugar, que o processo de conhecimento é algo contínuo e que deve ser encarado com perspectivas a longo prazo. É algo que devemos levar para o resto da vida, sem nos preocupar com essa ou aquela nota de determinada prova.

Sobre eternalpoose

Quer saber o mais novo manga a ser lançado? Quais as atrações para o final de senama? Os ultimos lançamentos de games? Quais filmes estão em cartaz? O proximo show ? Achou o lugar certo; nascido da união de um grupo de amigos o Eternal Pose traz para vc as novidades mais relevantes no mundo de games, rpg, animes e rock. Um site meritocrata e participativo que sempre ouvirá a opinião das pessoas mais importantes para nós: nossos leitores. Eternal Pose um site que etermanete lhe oferta o que vc precisa.

Publicado em 19/10/2011, em Contato e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: