Ideias/Enredos para RPG 9: Guerras ou Como fazer um RPG de Exércitos

Numa Guerra você não tem amigos ou inimigos, Você não vence ou perde, Ou você sobrevive e continuar a lutar até não aguentar mais e morrer em batalha, ou simplesmente se torna mais um dos bilhões de corpos espalhados no campo. Quem sai do campo de Guerra vivo nunca mais esquece o que viu lá e vive em paz.

Hoje falarei de um que até podem achar que muitos já jogaram mas na verdade não. Pois nesse mostrarei como jogar com uma ficha grupal ou ficha de batalhão.

Com certeza você ainda não entendeu o que estou querendo dizer, imagine não agora você como um PJ e sim como um Mestre simulando uma guerra, e nessa guerra haverá centenas de PMs e NPCs, ficar fazendo estatísticas e fichas de cada um não dá, cansativo, estressante para ambos, então agora imagine uma única ficha para um batalhão, imagine um único ataque para um exercito, como um campo de xadrez.

É exatamente isso que estou falando, em um RPG de Guerra, não importa a época que seja jogado, sempre haverá muitos personagens em jogo, e para facilitar tanto jogador quanto principalmente Mestre uma ficha única para cada tipo de “soldados” é a melhor opção.

Num exército não importa sua época há escalas, claro, cada ficha seria uma escala, e, quando chegasse nos chefes poderia ser uma ficha única para eles.

E como falei que isso pode servir a ambos, pois se o seu PJ também for chefe de um exército, um capitão de uma guilda, um invocador de uma tropa, que seja, em vez de ficar fazendo uma ficha para milhares, sendo uma ficha única é muito melhor e menos dor de cabeça.

E a batalha em si, você deve estar se perguntando? Será como uma batalha normal de jogo, com a quantidade de pontos de golpe é a qnt que estará tirando do exército, ou até mesmo tirando de corpos das tropas. Em um RPG de Guerra não há como haver todos sobreviventes.

Na verdade o melhor do RPG de guerra em si é justamente isso, as mortes em batalha, dependendo do que for o batalhão, sendo humanos ou não, sendo medieval, futurista ou fantasia, sempre haverá muitas mortes, e o Mestre tem que saber como explicar isso aos jogadores, pois dependendo dos tipos que tiverem, podem amar as descrições ou ficarem enojados.

Um mestre tem que conhecer seus jogadores mais que ninguém e saber do que eles gostam, e do modo de batalha, não são todos os jogadores que gostam de ver sangue, tripas voando ou óleo jorrando.

Um outro tópico muito importante é o nível de poder desse exercito, uma coisa para se pensar e muito, podendo depender do nível ser a qnt que terá nas tropas, ou até msm ter dois tipos de níveis, uma com a quantidade e outra com a patente deles, pois como falei, existe para cada tipo.

Uma outra coisa a fazer, são a quantidade e escala de solados, onde pode e deve ser jogado em escalas baixas e altas, de 10 e 100, e com jogadas de dados, ou seja, dependendo do nível haverá uma quantidade decimal ou centena de soldados da ficha. Ex: Caiu 2, nível 2 = 20 ou 200, bem simples.

Uma experiência boa para os jogadores seria começarem com patentes fracas e irem ganhando patente com seus ganhos e experiências em batalhas. Para até então um dia eles terem seus próprios batalhões.

Agora imagine sua “ficha-tropa” enfrentando monstros épicos, sim, por exemplo, um dragão consegue destruir um reino facilmente, ou uma legião de Ets dentro de uma única espaçonave, ou um Robô gigante, as vezes seus inimigos não precisam ser um só ou estarem separados, podem estar dentro de um maquinário ou máquinas de combate, dependendo não muda a ficha para os que estão dentro, mas para o que esta fora sim, será uma ficha única e dependendo dos ataques pode matar todos em questão de segundos.

E para uma jogada de ataque/defesa de seus soldados será uma jogada única onde pelo número de dados será o que eles atacaram e defenderam, ou até mesmo quantos sobreviveram ao ataque, mesmo alguns ainda em pé ou incapacitados. Lembrando que num RPG desses baixas são normais.

Uma coisa muito importante e que todos que estejam cientes, é que num jogo assim para morrerem é muito mais fácil, sendo atingido por uma flecha, um tiro, um estilhaço ou uma baforada, pois se morrem outros personagens podem morrer o seu principal. E é essa hora que tem que pensar como não ser facilmente morto.

Tem que ser esperto, inteligente e acima de tudo tático, já vi muitos filmes onde os principais poderiam ter sido mortos desde o começo mas só porque eram protagonistas saiam muitas vezes ilesos, não vou negar que houve filmes que no fim morreram de um modo bem trágico e ótimo, mas também não vou negar que teve muitas vezes que deu ódio de ver eles escapando e muitos outros morrendo.

Pois uma coisa muito boa nesse tipo de jogo também é acima de tudo o território, é ele que te dará locais de refúgio ou de proteção/ataque. O clima de batalha e mortes ao redor pode ser bonito para alguns e nojento para outros.

Onde pode haver mais aliados ou inimigos, como demonstrei antes também nesse tipo de enredo mexerão muito com Maquinários e fazendo além de ficha para os Pelotões, fazendo também para uma Máquina em si em escala forte é uma boa. Se bem que as vezes em guerras há muitos soldados dentro de máquinas. E destruindo a máquina, destrói boa parte do exército.

Houve uma DS onde estava métodos para Batalhão de Guerras em Massa para D&D, esse que quis ampliar para todos e até mesmo para sistemas próprios, pois até mesmo uma ficha própria para esquadrões é uma boa opção.

Espero que tenha ajudado e que não tenha sido cansativo ele, e sim simples. Até a próxima.

 FILMES: O resgate do Soldado Ryan, Guerra dos Mundos, Gamer, Game of Thrones, Código de Guerra, Arte da Guerra, Assembleia, Pearl Harbor, Hurt Locker, Idependency Day, Star Wars, Star Treck, Senhor dos Anéis, Red Cliff, Platoon, Top Gun, Rambo, Alexandre, Ben Hur, G.I.JOE.

http://cinefilomania-cinefilomaniacos.blogspot.com/2010/04/filmes-de-guerra-premiados-recomendados.html

ANIMES: Desert Punk, Cavaleiros do Zodiaco, Samurai Deeper Kyo, Berserk, Claymore, Lodoss of War, Afro samurai, Fate Stay Nigth, Macross, Code Geass, Samurai 7, Samurai X, Iria, One Piece, Gosick, Senko no Night Raid, Togainu no Chi.

http://www.animehaus.com.br/site/index.php?secao=10&ord=titulo&t=&f=&g=12

GAMES: Call of Duty, Fallout 3, Medal of Honnor, Soldiers, Army Men, Crysis, Valkyria Chronicles, Wings of prey, Armys Combat, Warhammer, Warcraft, Conter Strike, Sniper, Battlefield, Supreme Comander, Ghost Recon.

http://www.gamesdeguerra.com/

HQ’S: Civil War, Guerra, Hitler, Capitão América, Wolverine, Combate Inglorio, Deadpool, Magneto, Justiceiro, Star Wars Galactic, Vrill, As Inimigo, War of World, Ares, Mitologic, Avatar, Guerra de Alan, Guerra do Caos, Guerra das Trincheiras, Maus, Wathmen, Maria.

RPG: Irei recomendar nesse aqui os Livros da Daemon onde eles falam muito de guerras históricas para usar em jogos. Outro é Tormenta, onde está havendo uma guerra atrás da outra com Guerras Taúricas e Expedição a Aliança Negra.

Frases de Guerra: http://detailedworld.wordpress.com/2011/04/18/celebres-frases-da-guerra/

Música: Eu indico Hinos, Green Day, e a do Legião Urbana:

Sobre eternalpoose

Quer saber o mais novo manga a ser lançado? Quais as atrações para o final de senama? Os ultimos lançamentos de games? Quais filmes estão em cartaz? O proximo show ? Achou o lugar certo; nascido da união de um grupo de amigos o Eternal Pose traz para vc as novidades mais relevantes no mundo de games, rpg, animes e rock. Um site meritocrata e participativo que sempre ouvirá a opinião das pessoas mais importantes para nós: nossos leitores. Eternal Pose um site que etermanete lhe oferta o que vc precisa.

Publicado em 07/11/2011, em Sem categoria e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: