Touhou Project

Nesse post eu irei falar sobre uma série de jogos pouco conhecida chamada Touhou. Touhou Project é uma série de jogos estilo ” shooter” ou ”STG” jogos assim são como exemplo o ”Space Invaders”  e esses jogos foram feitos todos por um único homem conhecido como ZUN, que fez todo o gráfico musica e progamação.

O 1º jogo foi lançado em 1996  com o título de Highly Responsive to Prayers para PC-98. E os próximos 4 jogos também foram desenvolvidos para essa plataforma. Foi nesse jogo que aparece pela 1ª vez  a sacerdotisa Reimu Hakurei, a protagonista da serie.

Hoje é possível jogar através de emuladores:

Story of Eastern Wonderland foi o 2º jogo da série, neste aparece a personagem Marisa Kirisame que é chefe nesse jogo, mas nos futuros jogos acaba sendo protagonista junto com a Reimu.

Depois de quatro anos inativo ZUN começou a produzir jogos para Windows. ZUN deixou o Amusement Makers para fundar seu próprio grupo: o Team Shanghai Alice e tanto o gráfico quanto a jogabilidade foram consideravelmente melhorados.

A partir dessa época começam a surgir varios trabalhos Dōjinshi (mangás distribuídos de forma independente) dessa série.

Embodiment of Scarlet Devil (東方紅魔郷 Tōhō Kōmakyo, Terra do Demônio Escarlate) é o primeiro jogo para o Windows e o 6º da franquia. Resumindo a historia acontece quando uma imensa névoa vermelha, cobre a terra e bloqueia os raios do sol. Você joga com a Reimu ou a Marisa, cada uma com seus ataques exclusivos. Você precorre 6 estagios com uma dificuldade elevadíssima. Nesse jogo aparecem pela primeira vez as irmãs Remilia e Flandre Scarlet e a empregada Sakuya Izayoi.

você não faz idéia de como esse jogo é insano.

Além do estilo clássico de shooter a série Touhou contou com jogos do tipo luta.

Touhou Hisōtensoku este na verdade é o 3º jogo de luta da série. Lançado em 2009, o jogo conta com diversas personagens do universo Touhou. É o unico jogo que não teve título em inglês.

O melhor fica para o fim né?

Touhou no estilo plataforma shooter (tipo de jogo como metroid).

Lançado em 2009 o Koumajou Densetsu: Scarlet Symphony (紅魔城伝説 緋色の交響曲, Koumajou Densetsu: Akeiro no Koukyoukyoku, “Legend of Scarlet Devil Castle: Scarlet Symphony”) Aqui no ocidente apelidado carinhosamente de Touhouvania, o porquê do nome é muito óbvio o jogo é inteiramente baseado em castlevania com as personagens do universo Touhou.

O jogo desenvolvido pela Frontier Aja conta com a Reimu como protagonista. Logo no começo Marisa e Cirno se juntam a ela procurando diversão. E elas aparecem a qualquer hora como as Subweapons do castlevania, basta coletar almas dos inimigos assim como os Hearts do mesmo jogo.

Como se não bastasse os inimigos são esqueletos, morcegos, demônios, existem muitas passagens secretas escondidas revelando pontos e energia. Você percorre diversos estágios tudo em uma área diferente do castelo com cenários variando entre salões, masmorras, bibliotecas e até mesmo uma torre relógio! Muito igual não?

No final tem até uma grande escada que leva para o confronto final com a Remilia Scarlet.

(Ilustração de lançamento clique na imagem para ampliar)

O jogo é graficamente espetacular. As personagens foram todas re-desenhadas pelo ilustrador Banpai Akira, substituindo aquele visual bonitinho em anime para um visual mais realista e sombrio.

A Trilha sonora esta excelente criando todo o clima do universo touhou com aquela cara do jogo no qual foi inspirado.

(acredite mesmo no nível fácil o jogo é incrívelmente difícil)

Koumajou Densetsu II: Stranger’s Requiem (紅魔城伝説Ⅱ 妖幻の鎮魂歌 (ストレンジャーズ・レクイエム), Koumajou Densetsu II: Yougen no Chingonka. “Legend of Scarlet Devil Castle II: Stranger’s Requiem”

Lançado em 2010 o segundo jogo do estilo apelidado de Touhouvania 2, conta com grandes mudanças, dentre elas agora as personagens estão dubladas por profissionais.

A protagonista dessa história é a Sakuya e você com a ajuda de outras personagens para te dar apoio.

Nota uma melhoria gráfica, o jogo também foi ilustrado pelo Banpai Akira, a trilha sonora continua surpreendente como o seu antecessor.

(capa promocional do Koumajou densetsu 2)

Assim como todo jogo da série Touhou esse também tem uma dificuldade MUITO elevada.

Touhou trabalhos comerciais.

Curiosities of Lotus Asia

 Escrito pelo próprio ZUN, uma história publicada em episódios A princípio ele foi publicado na revistaColorful Puregirl, mas foi movido para a Magazine Elfics da companhia BiBLOS após a discontinuação da primeira.

Contudo, BiBLOS faliu, e a série se moveu novamente. Finalmente, ele foi publicado na revista Dengeki Moeoh de agosto de 2007 até a edição de dezembro de 2007, quando a série atingiu seu fim. Em adição, alguns episódios de Curiosities of Lotus Asia foram publicados no website do Elnavi.

Uma compilação foi marcada para publicação em 2008, mas isso não ocorreu. Interessantemente, o protagonista Rinnosuke Morichika é o único personagem humanóide masculino mostrado até agora em Touhou.

(Como podem ver a arte de Touhou muda de estilo outra vez)

Grimoire of Marisa

Grimoire of Marisa é um livro intencionado a ser o caderno de anotações de Marisa Kirisame, onde ela comenta sobre todas as Spellcards que ela já encontrou e enfrentou. É escrito por ZUN e ilustrado por Takeshi Moriki para o conteúdo e Genji Asai para a capa.

Trabalhos de Fãs

Como havia citado antes, após o lançamento do jogo Embodiment of Scarlet Devil. Os diversos trabalhos são: dōjinshi (mangás independentes), música dōjin, animes dōjin e jogos dōjin (como o Touhouvania).

ZUN, para a maior parte, tomou conhecimento, apreciou, e mesmo encorajou esses trabalhos derivativos ao impor muitas poucas restrições no uso de seus trabalhos.

As maiores restrições são na distribuição comercial não-autorizada (ao contrário de doujin) e quanto a spoilers dos finais dos jogos; atribuição adequada de autoria ao Team Shanghai Alice também é uma recomendação.

Os jogos dōjin baseados em Touhou incluem adaptações de mecânicas de outras séries com personagens de Touhou, como Super Marisa Land (uma óbvia paródia e um trocadilho de Super Mario Land), MegaMari (baseado na série Mega Man), e Touhou Soccer (baseado nos jogos Captain Tsubasa da Tecmo).

A música de Touhou também é muito popular, e muitos CDs de arranjos podem ser encontrados à venda na Comiket ou em outras convenções japonesas.

Finalizo esse post com um fan anime da série Touhou.

Sobre eternalpoose

Quer saber o mais novo manga a ser lançado? Quais as atrações para o final de senama? Os ultimos lançamentos de games? Quais filmes estão em cartaz? O proximo show ? Achou o lugar certo; nascido da união de um grupo de amigos o Eternal Pose traz para vc as novidades mais relevantes no mundo de games, rpg, animes e rock. Um site meritocrata e participativo que sempre ouvirá a opinião das pessoas mais importantes para nós: nossos leitores. Eternal Pose um site que etermanete lhe oferta o que vc precisa.

Publicado em 20/11/2011, em Contato e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: